Crises fazem parte do jogo, são cíclicas e podem tornar sua empresa muito mais forte. Manter a calma, a fé em Deus e seguir em frente, além de aproveitar a oportunidade para replanejar estratégias, otimizar processos e contratar profissionais capacitados serão fundamentais para manter o negócio em meio a crise. Contratar se torna, assim, uma iniciativa estratégica que pode render excelentes resultados, quando feita de modo planejado e estruturado para garantir a assertividade na escolha.
Algumas razões para contratar na crise:
a) Para um mercado competitivo, diferentes visões resultam em diferentes e inovadoras soluções para os problemas, além de aceleração dos processos de estabelecimento e concretização de metas.
b) Se o contexto é de corte de pessoal e revisão de funções, essa é a hora de enxugar e potencializar os talentos, contratando pessoas que verdadeiramente se encaixem nas necessidades estabelecidas pela empresa, com perfis adequados.
c) Gente nova na organização sempre aquece a competitividade. Os novos funcionários chegam 100% motivados e conscientes dos problemas atuais do mercado de trabalho e os antigos funcionários recebem um sinal de que a empresa está em busca de novas soluções.
d) Com a crise, profissionais qualificados acabam, com mais frequência, recuando com projetos de novas oportunidades profissionais ou quando, se lançam no desafio, acabam recebendo contraproposta de seus atuais empregadores, minimizando o número de profissionais disponíveis no mercado.
E não se esqueça: o que não vale a pena é não ousar. Mais do que nunca a regra é ousar, buscar alternativas e confiar. Foque no que sua empresa faz de melhor. E trabalhe para que ela faça sempre o melhor com as pessoas mais preparadas e alinhadas aos seus objetivos.